A mostra “100 Anos de Filme” traz uma seleção especial de clássicos que completam 100 anos em 2025. Uma homenagem especial em que todas as sessões serão exibidas em 16mm direto do acervo da Cine 16 com a melhor qualidade de preservação das cópias. Além de filmes como o raro "Paris Adormecida", “A Greve”e “Em Busca do Ouro", serão exibidos clássicos como “Uma Rua Chamada Pecado” e “Era Uma Vez Em Tóquio” para montar uma cronologia inédita da história do cinema mundial. Essa celebração enriquecedora demonstra a herança ao longo de um século de linguagem cinematográfica e será apreciada em seu formato mais nobre.
"100 Anos de Cinema"é uma parceria entre o Centro Cultural São Paulo e a produtora Cine 16. Os filmes fazem parte dos acervos da Cine 16 e da Fundação Japão, e foram selecionados observando a qualidade das cópias para permitir uma experiência de alto nível com o 16mm.
A ÚLTIMA GARGALHADA, de F.W. Murnau Der letzte Mann, Alemanha, 1924, 101', 16mm, Livre Com Emil Jannings, Hermann Valentin, Maly Delschaft Em A Última Gargalhada, um idoso porteiro do Atlantis, um elegante hotel de Berlim, sente orgulho do seu trabalho, que faz com dedicação, e se comporta como um general em seu resplandecente uniforme, sendo tratado com respeito pelos seus amigos e vizinhos. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensível quando o velho porteiro para um pouco para se recompor, após carregar uma pesada bagagem, e assim o gerente decide que o atual porteiro é velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua autoestima.
A GREVE, de Sergei Eisenstein Stachka, URSS, 1925, 95', 16mm, Livre Com Grigoriy Aleksandrov, Yudif Glizer, Maksim Shtraukh Um operário se mata após ser injustamente acusado de roubo e esse é o estopim para o início de uma greve numa fábrica russa. No começo é tudo empolgação, mas logo o lento processo de negociação ataca os ânimos dos grevistas. Reivindicações são negadas, a espionagem avança e os militares são chamados para resolver o problema
EM BUSCA DO OURO, de Charles Chaplin The Gold Rush, EUA, 1925, 72', 16mm, Livre Com Charles Chaplin, Mack Swain, Henry Bergman No Alasca, Carlitos tenta a sorte como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay, com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina.
PARIS ADORMECIDA, de René Clair Paris qui dort, França, 1925, 60’, 16mm, Livre Com Henri Rollan, Albert Préjean, Madeleine Rodrigue Um guarda noturno descobre que Paris inteira foi paralisada pelo feixe de uma máquina. Ele e alguns outros, imunes ao feixe, exploram a cidade deserta.
A GENERAL, de Buster Keaton e Clyde Bruckman The General, EUA, 1926, 89’, 16mm, Livre Com Buster Keaton, Marion Mack, Glen Cavender Durante a Guerra Civil Americana, um maquinista confederado embarca em uma missão para resgatar seu amado trem e sua namorada, sequestrados por espiões da União.
MULHER NA LUA, de Fritz Lang Frau im Mond, Alemanha, 1929, 169’, 16mm, Livre Com Willy Fritsch, Gerda Maurus, Klaus Pohl Uma equipe de cientistas e aventureiros embarca em uma viagem ousada para a lua, descobrindo segredos e enfrentando desafios inesperados no caminho.
UMA RUA CHAMADA PECADO, de Elia Kazan A Streetcar Named Desire, EUA, 1951, 122’, 16mm, 14 anos Com Vivien Leigh, Marlon Brando, Kim Hunter Blanche DuBois vai morar com sua irmã Stella e seu cunhado Stanley em Nova Orleans, levando a conflitos intensos e revelações dolorosas sobre seus passados.
OS AMANTES CRUCIFICADOS, de Kenji Mizoguchi Chikamatsu monogatari, Japão, 1954, 102’, 16mm, Livre Com Kazuo Hasegawa, Kyôko Kagawa, Eitaro Shindo Diante de uma emergência, a esposa de um florista amargurado decide pegar uma parte do dinheiro de seu marido, contando com a ajuda de um de seus funcionários. Após descobrir o furto, seu cônjuge a acusa de traição e atiça a comunidade local contra ela e seu ex- empregado, levando-os a fugirem e se apaixonarem enquanto lutam para não serem encontrados.
EM BUSCA DA GLÓRIA, de Philip Leacock Reach for Glory, Reino Unido, 1962, 86’, 16mm, Livre Com Harry Andrews, Kay Walsh, Michael Anderson Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de adolescentes de Londres, evacuados para uma escola militar em uma cidade costeira, desejando que o conflito não termine antes que possam dele participar como soldados, passam a brincar de jogos de guerra brutais. Dentre os garotos está um judeu, desprezado e perseguido pelo grupo devido à sua origem austríaca e judaica. O bullyng ao jovem pode levar a um desfecho trágico. Filme premiado pelas Nações Unidas em 1963.
GIRASSÓIS DA RÚSSIA, de Vittorio De Sica I Girasoli, Itália, 1970, 107’, 16mm, Livre Com Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Ludmila Savelyeva Durante a Segunda Guerra Mundial, uma mulher italiana viaja para a Rússia em busca do marido desaparecido, enfrentando dificuldades e descobrindo a realidade devastadora da guerra.
HORIZONTE PERDIDO, de Frank Capra Lost Horizon, EUA, 1937, 132’, 16mm, Livre Com Ronald Colman, Jane Wyatt, Edward Everett Horton Durante uma fuga da guerra civil chinesa, um grupo de refugiados descobre um vale escondido no Tibete, conhecido como Shangri-La, onde encontram paz, harmonia e mistérios antigos.
NOSSO BARCO, NOSSA ALMA, de Noël Coward e David Lean In Which We Serve, Reino Unido, 1942, 114’, 16mm, Livre Com Noël Coward, John Mills, Bernard Miles Inspirado em eventos reais da Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha a tripulação do destróier britânico HMS Torrin, mostrando suas vidas e sacrifícios durante e após uma batalha naval.
Direção