Spcine | Programação - Mostra Trans APTA 1ª Mostra de Cinema Trans APTA
Data: 12 a 13 de Abril | CCSP
A 1ª Mostra de Cinema Trans APTA apresenta ao público uma seleção cuidadosamente curada por Beija Aragão, Noá Bonoba e Xan Marçall de obras audiovisuais realizadas por pessoas trans associadas à APTA – Associação de Profissionais Trans do Audiovisual. Ao longo de cinco sessões com bate-papo na Sala Paulo Emílio, o público terá a oportunidade de conhecer um panorama rico e diverso das cinematografias trans, com filmes que abordam questões, narrativas e estéticas plurais.
Esta edição da Mostra de Cinema Trans APTA representa um passo importante na valorização e ampliação do cinema trans no Brasil. Com uma programação que abrange diferentes linguagens e formatos — como videoclipes, curtas, médias e longas-metragens — a Mostra convida a refletir sobre questões de identidade, gênero e transformação social através da lente de quem vive e constrói essas realidades.
A mostra se encerra em 13/Abril (Domingo) no Jardim Sul do CCSP como um espaço seguro e afetuoso para celebração e reconhecimento da vida e trabalho de Matias Bruno, profissional associade à APTA que se encantou no ano passado. Para esta ação, a 1ª Mostra de Cinema Trans APTA convida TRANSarau.
Os ingressos para as sessões são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes de cada sessão, na bilheteira do CCSP, conforme disponibilidade. Para o encerramento, se dirija ao Jardim Sul, localizado ao fundo da área expositiva do Piso Flávio de Carvalho. Entrada gratuita.
Programação 12 de Abril (Sábado)Kila & Mauna, 2024, Fortaleza - CE, 19 min.
Sinopse: Uma ligação no meio da noite pode mudar todos os caminhos. Em busca de Triz, uma amiga desaparecida, Kila e Mauna se encontram em uma jornada de resgate. Para chegar onde querem terão que atravessar os desertos que o tempo sedimentou entre elas.
Abebé, de Fayola Ferreira & Artemísia VulgaresAbebé, 2021, Porto Alegre - RS, 19 min.
Sinopse: Essa obra nasce da aproximação com o mito de Oxum, explorando uma possibilidade de construção identitária travesti por meio da convergência entre a mitologia da Iyabá e a travestidade, processos autobiográficos e sonhos. Ela revela as profecias rabiscadas sobre essa corpa negra e inconforme com a cisgeneridade compulsória. Um plano de fuga e de cura. O abebé de Oxum, símbolo de autoamor e de autoconhecimento, torna-se, ao mesmo tempo, uma poderosa arma estratégica contra o perigo, oferecendo uma reflexão profunda sobre a identidade e a resistência.
Masculinidades Plásticas, de Dominic Tomi EvangelistaMasculinidades Plásticas, 2025, Teixeira de Freita - BA, 20 min.
Sinopse: Akin, um jovem jornalista negro e transmasculino do interior da Bahia, mergulha em uma pesquisa para entender o imaginário da cidade sobre pessoas trans. Sua jornada não é apenas profissional, mas profundamente pessoal: ele busca descobrir quais masculinidades o moldaram. Durante essa trajetória, Akin é transportado para um universo paralelo, onde encontra quatro oráculos que leem o destino do mundo. Eles revelam que o sistema de masculinidade patriarcal é falido e está prestes a ruir, desconstruindo tudo o que se acreditava sobre o que é ser homem.
Erê: Criança no Axé!, de Rastricinha DornelesErê: Criança no Axé!, 2023, Rio de Janeiro - RJ, 13 min.
Sinopse: No dia 20 de maio de 2022, a segunda vara da infância e juventude de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, decidiu revogar a guarda de uma mãe por ter levado sua filha a um terreiro. Durante toda a minha infância, ouvi que não deveria me aproximar da religião que mata animais. Sofri muito com racismo em relação à minha existência e foi no candomblé que encontrei amor, carinho e acolhimento. Disso nasceu minha reflexão sobre como teria sido crescer frequentando o terreiro.
Ave Maria, de Pê MoreiraAve Maria, 2022, Rio de Janeiro - RJ, 15 min.
Sinopse: Ave Maria é sobre fazer família. O filme registra a artesania das relações através do tempo, do espaço e da vontade de estar junto. Após a morte inesperada e precoce do pai, Maria passa um ano longe. Na véspera de Natal deste ano, ela volta. O reencontro com a casa e a família reativa memórias e abre espaço para a reimaginação das relações e a troca de afeto.
Pedagogias Da Navalha: Se a palavra é um feitiço minha língua é uma encruzilhada, de Colle Christine Avelar, Tiana Santos & Alma FloraPedagogias Da Navalha: Se a palavra é um feitiço minha língua é uma encruzilhada, 2023, Rio de Janeiro - RJ, 15 min.
Sinopse: Pedagogias Da Navalha é um documentário de linguagem híbrida, partindo do conceito “Oferenda fílmica”, que é uma pesquisa realizada por Milena Manfredini e tem seu roteiro assentado na poesia e na oralidade para realizar um ritual de ebó não linear, com o objetivo de fortalecer a história ancestral da identidade e entidade travesti, removendo estigmas, traumas e marginalizações.
12/04 – 18h15 | Sessão de Curtas 2 + Bate papo | Classificação indicativa: A18Medusa, 2021, Rio de Janeiro - RJ, 2 min.
Sinopse: Zélia passa por uma saga, explorando caminhos, portas e saídas que precisa inventar, sem se deixar paralisar.
Não precisa pedir desculpa, de Franco CavezaleNão precisa pedir desculpa, 2024, São Paulo e Cotia - SP, 16 min.
Sinopse: Rafa é um jovem trans e gay que mora em uma cidade pequena. Ele já se conformou que nunca encontrará outro garoto que o aceite, até que conhece Henrique, um jovem de São Paulo que parece enxergar Rafa pelo que ele realmente é. Após uma noite que desencadeia eventos fatais e sua subsequente volta como um ser sobrenatural, ele percebe que jamais será aceito pela sociedade cis e se prepara para uma vingança.
Monstra do Armário, de Bruny DerotziMonstra do Armário, 2024, Carapicuíba e Santo André - SP, 10 min.
Sinopse: Jovem precisa lidar com os anseios despertados por algo que se esconde dentro de seu próprio armário.
@GAROTAMASCARADA, de Zara Dobura@GAROTAMASCARADA, 2023, Brasil, 5 min.
Sinopse: Mia, uma travesti neurodivergente, encontra sua identidade no conforto de uma máscara. Porém, com a eclosão de uma pandemia mundial, ela enfrenta uma mudança drástica que a fará reviver experiências passadas.
tudo volta pro corpo, de mugra itakarutudo volta pro corpo, 2025, Florianópolis - SC, 1 min.
Sinopse: "tudo volta pro corpo" é um vídeo-poema que registra os deslocamentos de sentidos em um corpo vivo, transmasculinizado, que se torna o próprio objeto de uma intensa pesquisa.
Oficina do diabo, de CaimOficina do diabo, 2020, Rio de Janeiro - RJ, 3 min.
Sinopse: A mente é retratada como um espaço onde um “monstrinho” ansioso transforma pensamentos em nós, enrolando-os de tal forma a provocar um surto iminente.
Onda di Calor, de Zuma LinkOnda di Calor, 2024, São Paulo - SP, 16 min.
Sinopse: Em um dia extremamente quente, quatro trabalhadores são surpreendidos pela aparição de BixaPuta na obra. A personagem busca satisfazer seus desejos obscenos enquanto traz prazer para o grupo.
12/04 - 20h00 | Sessão de Longa 1 - Mães do Derick + Bate papo | Classificação Indicativa: A12Mães do Derick, 2020, Brasil, 77 min.
Sinopse: Quatro jovens constroem, juntas, uma família ao criar um filho de nove anos em uma pequena cidade do litoral sul do Brasil. Lésbicas/bi, feministas, anarquistas e não monogâmicas, elas erguem com as próprias mãos uma casa em uma área de ocupação, enfrentando a ameaça de expulsão promovida pela polícia.
Vollúpya, 2024, Niterói - RJ, 22 min.
Sinopse: Em um futuro pós-apocalíptico, um explorador intergaláctico chega a um museu abandonado em busca de vestígios de seus antepassados, apenas para ser teletransportado para a pista de dança de uma boate “GLS” em Niterói, Rio de Janeiro. Misturando ficção científica e documentário, o curta, elaborado com arquivos de vídeo, fotografias e depoimentos, oferece uma perspectiva única sobre a vida noturna queer brasileira dos anos 1990.
Ainda escuto o céu embaixo d'água, de Marina Bonifácio, Alice Lovelace, Céuva, Kalina Flor, Lua de Kendra, Morgana Neves, Nara Dos Santos, Pérolla Negra & Samantha de AraújoAinda escuto o céu embaixo d'água, 2024, Maceió - AL, 13 min.
Sinopse: Samantha, uma jovem travesti, já não consegue mais sonhar, enquanto suas amigas se divertem no Bar da Ana, e seus pensamentos parecem voar para longe.
Monique Alves - Websérie LGBThe's: Historia Resistência e Resiliência, de Grax Medina GutierrezMonique Alves - Websérie LGBThe's: Historia Resistência e Resiliência, 2024, Teresina, Parnaíba, Colônia do Piauí e Picos - PI, 15 min.
Sinopse: No segundo episódio emocionante da websérie, é feita uma homenagem a Monique Alves, pioneira do movimento trans no Piauí e no Brasil. Figura fundamental na luta pelos direitos das pessoas trans, ela foi responsável por levar a Parada da Diversidade ao estado e por lutar pela visibilidade e respeito. Sua ação contribuiu também para a criação do “Dia Nacional da Visibilidade Trans”, celebrado em 29 de Janeiro.
Rum Rumpi Lé, de Luz BarbosaRum Rumpi Lé, 2024, São Paulo - SP, 05 min.
Sinopse: Ao som dos tambores e coro de vozes, Orixá se manifesta, trazendo aconchego com seu asé.
Vendaval, de Isa KatupyrybVendaval, 2024, São Paulo & Litoral - SP, 03 min.
Sinopse: Trazendo à tona o corpo indígena dos maus lençóis, “Vendaval” é um suspiro, uma maresia no rosto, com sabor de mar e um ritual de encantaria. Em uma praia onde se inflamam, quebram e devolvem objetos infectados do “outro lado”, a obra propõe sorrir, amar, descansar e fazer fumaça como forma de resistência. O videoclipe, em língua originária, narra a história de um corpo com raízes na região de primeiro contato com os invasores, conhecido como “nordeste”. Elementos do povo Kariú Kariri, do qual a rapper Souto Mc faz parte, estão presentes em suas curvas e escamas, tateando o gosto da vida na rua.
Jéssika, de galba gogoiaJéssika, 2019, Brasil, 18 min.
Sinopse: Jéssika é uma travesti que, após deixar o interior do Nordeste, retorna à sua cidade natal para reencontrar sua história e a si mesma.
Vingança, de Eduardo de Campos & Mari PenteadoVingança, 2025, Guarulhos - SP, 18 min.
Sinopse: A narrativa se desenrola a partir de um dia na vida de Virgínia, interpretada por Renata Carvalho, uma mulher trans de 43 anos que atua como agente comunitária de saúde. Acompanhamos seus encontros e estranhamentos em uma rotina marcada por afetos, tensões, sonhos e, sobretudo, resistência.
13/04 - 18h00 | Sessão de Longa 2 - Sob a Terra do Encoberto + Bate-papo | Classificação Indicativa: A16Sob a Terra do Encoberto, 2022, PA/PE, 60 min.
Sinopse: Obra audiovisual que explora o conflito entre documentário e ficção. Durante a pandemia do Covid-19, a cultura das comunidades tradicionais é ameaçada por um projeto político governamental de extermínio. O filme apresenta visões de mundo baseadas em imaginários insurgentes afro-indígenas, contando com elementos de história, mistério, poesia e encantamento vivenciados por pessoas trans e travestis do Norte e Nordeste do Brasil, que podem transformar o país.
Direção